Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

BE: dados do INE mostram que foi criada "imagem fictícia"

INE confirma estagnação do PIB.
30 de Novembro de 2015 às 18:55
A deputada do BE Mariana Mortágua
A deputada do BE Mariana Mortágua FOTO: Tiago Petinga/Lusa

O BE disse esta segunda-feira que os dados que revelam uma estagnação da economia mostram que "foi criada uma imagem fictícia da recuperação económica" pelo Governo PSD/CDS, considerando que o programa socialista marca uma rutura com políticas de empobrecimento.

As declarações da deputada do BE Mariana Mortágua à agência Lusa surgem depois dos dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dão conta de uma taxa de variação nula do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre face ao trimestre anterior e um aumento de 1,4% em termos homólogos.

"Os números mostram claramente uma estagnação. (...) Isto permite-nos comparar o desempenho atual da economia com aquelas que foram promessas e uma descrição da realidade feita pelo anterior Governo do PSD/CDS em período de campanha eleitoral", considerou Mariana Mortágua, acrescentando que foi criada "uma imagem fictícia da recuperação económica que não corresponde à realidade".

Questionada se o programa de Governo do PS - que esta semana é discutido na Assembleia da República - permite uma mudança de políticas, a deputada do BE afirmou que, apesar de não ser "a solução para todos os problemas", este "marca uma rutura com as políticas de empobrecimento que foram seguidas até agora e dá de facto novas perspetivas na economia portuguesa".

Ver comentários