Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

BES ANUNCIA LUCROS ACIMA DO ESPERADO

O Banco Espírito Santo apresentou hoje os resultados do ano 2002, com um o resultado líquido consolidado de 222.1 milhões de Euros, o que representa um crescimento de 12.3% face ao ano anterior. Um resultado acima das expectativas, contudo o lucro líquido por acção caíu dos 0.99 euros para os 0.74 euros.
5 de Fevereiro de 2003 às 16:14
Pese embora a situação económica, o Grupo BES, no exercício em apreço, conseguiu crescer de forma equilibrada: o crédito a clientes progrediu à taxa de 5%, (incluindo o crédito securitizado este crescimento seria de 10,2% vs 12,8% em 2001) e a captação de recursos totais de clientes aumentou 8,1% (14,5% em 2001). Como factores determinantes do progresso conseguido, salienta -se a proactividade do Grupo na inovação de produtos de poupança, o aprofundamento do processo de segmentação e a melhoria da qualidade dos serviços prestados. Estes factores contribuíram para, mais uma vez, validar o sucesso da estratégia de crescimento orgânico num período conturbado dos mercados financeiros a nível mundial.

Os recursos totais de clientes atingiram 34.1 mil milhões de euros, tendo registado um crescimento anual de 2.6 mil milhões de euros. Neste âmbito, assinale-se o aumento dos recursos de clientes com expressão no balanço ( 8.3%) e da desintermediação ( 7.7%). Realce ainda para o crescimento desta última componente apesar da evolução negativa experimentada pelo mercado de capitais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)