Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

BES vai pedir 1,5 mil milhões ao Estado

O presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, anunciou esta quinta-feira que a instituição vai recorrer ao aval do Estado no valor de 1,5 mil milhões de euros até ao final deste ano ou início de 2009.
27 de Novembro de 2008 às 14:33
Ricardo Salgado anunciou que BES vai recorrer ao aval do Estado
Ricardo Salgado anunciou que BES vai recorrer ao aval do Estado FOTO: d.r.

“Não posso garantir que a operação venha a ser feita até ao final de 2008, pois já estamos próximos do Natal”, afirmou o banqueiro, mas “se não for nesta data” será no início do próximo ano.

Ricardo Salgado adiantou que esta emissão de dívida, que se destina ao financiamento de empresas e particulares, terá um prazo de três a cinco anos e por isso trata-se de uma operação de médio-longo prazo.

BANCO DISPONÍVEL PARA ‘SALVAR’ BPP

Apesar de anunciar que vai recorrer ao aval do Estado, Ricardo Salgado mostrou-se receptivo a participar na operação de salvamento do Banco Privado Português (BPP). “Não posso dizer montantes, mas se for com esta coordenação superior (Banco de Portugal e Ministério das Finanças), nós participaremos”, disse, à margem da IV edição do Concurso Nacional de Inovação BES, que decorreu em Lisboa.

Ricardo Salgado sublinhou que a colaboração não tem qualquer “interesse à partida, a não ser o interesse nacional”.

O BPP atravessa problemas de liquides devido à crise financeira internacional e viu o pedido de 750 milhões de euros recusado pelo Ministério das Finanças e pelo Banco de Portugal, devido ao reduzido contributo para o financiamento de particulares e empresas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)