Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Bolsa: Atenções dos investidores na taxa de juros do BCE

A decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre a taxa de juro directora da zona euro, que deverá ficar inalterada em um por cento, deverá estar no centro das atenções dos investidores esta semana.
5 de Fevereiro de 2012 às 11:17
Taxa de juro directora da zona euro deverá ficar inalterada em um por cento
Taxa de juro directora da zona euro deverá ficar inalterada em um por cento FOTO: MARTIN GERTEN / EPA

Depois de uma semana que acabou por ser positiva para os mercados accionistas, em que os líderes europeus adoptaram medidas para travar o desemprego e aprovaram um pacto orçamental, os investidores estarão focados nas reuniões do BCE e do Banco de Inglaterra.

As duas reuniões decorrem na quinta-feira, "sendo quase certa a manutenção das taxas directoras em um por cento e 0,5 por cento, respectivamente", afirmou à Lusa o analista de acções do Millennium investment banking Ramiro Loureiro, tendo por base o consenso de analistas.

No entanto, "os investidores esperam sempre que saiam notas relevantes de novos estímulos económicos", acrescentou.

Em Portugal, na sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o índice de preços no consumidor de Janeiro e a Galp apresenta os resultados de 2011.

Do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos, na terça-feira serão conhecidos os números relativos ao crédito ao consumo em Dezembro e, na quinta-feira, os pedidos de subsídios de desemprego.

Os analistas estimam uma queda de quatro mil do número de pedidos de subsídios de desemprego, que deverão situar-se nos 362 mil pedidos.

No final da semana, será divulgado o indicador de confiança da Universidade do Michigan, "que em Fevereiro deve recuar pela primeira vez em meio ano", segundo o analista de acções do Millennium investment banking.

Bolsa taxas juros BCE Banco de Inglaterra
Ver comentários