Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Bolsa dá novo trambolhão

Pelo segundo dia consecutivo, a bolsa nacional está a dar novo trambolhão, na sequências das notícias em catadupa que dão conta das dificuldades de Portugal em controlar o seu endividamento. O PSI20 está esta quarta-feira a cair quase 6%, já muito abaixo da barreira dos 7 mil pontos.
28 de Abril de 2010 às 10:53
PSI20 já está abaixo da barreira dos 7 mil pontos
PSI20 já está abaixo da barreira dos 7 mil pontos FOTO: Reuters

Com todas as acções no vermelho, a praça nacional tombou até aos 6.726,30 pontos. Uma prova de que a descida do rating do País, anunciada esta terça-feira pela agência de notação financeira Standard & Poor’s, está a ter um efeito preocupante junto dos investidores.

Há quedas assinaláveis, em particular do sector financeiro, principal afectado das vozes que se estão a levantar contra a baixa qualidade de crédito. O BCP resvala quase dez por cento para os 60,5 cêntimos. Já o BPI e o BES perdem mais de 6%. As acções do banco liderado por Fernando Ulrich valem 1,56 euros, enquanto as da instituição de Ricardo Salgado encontram-se nos 3,04 euros.

A Jerónimo Martins, no dia em que apresentou as suas contas referentes ao primeiro trimestre, tomba 8,3% até aos 6,85 euros. Na energia, as coisas não estão melhores: a Galp recua esta quarta-feira quase 7% até aos 11,13 euros. Já a EDP vale agora 2,53 euros por acção, a reflectir uma desvalorização de 2,53 euros.

O outro peso pesado do PSI20, a Portugal Telecom, descai 3% para 7,24 euros. Pior está a Zon: cede uns expressivos 8,5%.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)