Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Bolsas: Europa arranca positiva em véspera de Conselho Europeu

Nos primeiros minutos das negociações, o Eurostoxx 50, índice que representa as principais empresas da Zona Euro, seguia a avançar 0,41%, para 2.558,59 pontos
17 de Outubro de 2012 às 09:44
Europa abre com ganhos
Europa abre com ganhos FOTO: D.R.

As bolsas europeias abriram esta quarta-feira positivas, na véspera da reunião do Conselho Europeu, que decorre na quinta e sexta-feira em Bruxelas, com a união bancária na agenda.

Nos primeiros minutos das negociações, o Eurostoxx 50, índice que representa as principais empresas da Zona Euro, seguia a avançar 0,41%, para 2.558,59 pontos.

As praças de referência oscilavam entre as perdas de 0,01% de Paris e os ganhos de 1,34% de Madrid.

Milão, Frankfurt e Londres estavam igualmente em terreno positivo, com subidas de 0,30%, 0,13% e 0,11%, respectivamente.

Lisboa seguia alinhada com a tendência das principais congéneres europeias e mantinha-se em terreno positivo, a avançar 0,24%, para 5.432,43 pontos.

A reunião dos chefes de Estado da União Europeia arranca no dia em que termina o prazo dado pelo presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, para a Grécia mostrar a sua determinação em relação às reformas prometidas como contrapartida à ajuda financeira recebida.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, já adiantou que no próximo Conselho Europeu será apresentado o desenho técnico da futura união bancária.

Na Europa, destaque também para a divulgação da estimativa da inflação na Zona Euro, em Março, e do clima de negócios na região.  O euro abriu hoje em alta no mercado de divisas de Frankfurt e trocava-se a 1,3090 dólares, enquanto o barril de Brent para entrega em Dezembro arrancou sem alterações no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, nos 114 dólares.

bolsa europa
Ver comentários