Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

BP E SHELL INTERESSADAS NAS RESERVAS IRAQUIANAS

As empresas petrolíferas BP e Shell demonstraram interesse em explorar as reservas de petróleo iraquianas, na eventualidade de um cenário pós-guerra, segundo noticiou hoje o jornal “Financial Times”.
12 de Março de 2003 às 19:19
Ambas as petrolíferas já realizaram alguns encontros com o governo britânico, nos quais demonstraram o seu interesse nas reservas de petróleo do Iraque. Petrolíferas e governo discutiram os benefícios comerciais resultantes das reservas de petróleo iraquianas e que passariam a estar disponíveis caso o presidente Saddam Hussein fosse deposto.

O Financial Times salienta o encontro entre representantes da BP e Geoffrey Norris, alto conselheiro do primeiro-ministro britânico, Tony Blair.

A BP e a Shell pretendem com esta reacção marcar uma posição face aos grupos norte-americanos na corrida às reservas de petróleo iraquianas, num cenário pós-guerra, na eventualidade de se consumar uma intervenção militar contra o Iraque.

As reservas de petróleo do Iraque, as segundas maiores do mundo depois da Arábia Saudita, estão avaliadas em 112,5 mil milhões de barris.

Esta tomada de posição vem reforçar a opinião dos analistas e de certos deputados britânicos, segundo o Financial Times, que argumentam que o petróleo é o principal motor para a realização de uma guerra contra o Iraque.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)