Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

BPN ainda pode aumentar mais o défice deste ano

Uma deterioração nos activos que foram transferidos do BPN para as sociedades veículo do Estado, Parvalorem e Parups, podem levar a um novo agravamento do défice orçamental ainda este ano, reconhece o Governo.
15 de Outubro de 2012 às 22:11
De acordo com o documento, as duas empresas-veículo reclassificadas possuíam no final do ano passado um capital próprio negativo total de 2.354,1 milhões de euros
De acordo com o documento, as duas empresas-veículo reclassificadas possuíam no final do ano passado um capital próprio negativo total de 2.354,1 milhões de euros FOTO: Manuel Vicente

"A deterioração da actividade económica poderá conduzir ao registo de novas imparidades [quando o valor dos activos é actualizado para um valor menor ao último registado] no final do exercício de 2012", adianta o relatório que integra a proposta de Orçamento do Estado para 2013.

O documento afirma que o activo da Parvalorem "é essencialmente composto por valores a receber resultantes de operações de crédito do BPN num total de 2.365,6 milhões de euros líquido de imparidades".

Quanto à Parups, acrescenta, os seus principais activos são constituídos por unidades de participação em fundos de investimento imobiliário (1.034,3 milhões de euros) já com 267,5 milhões de euros de imparidades reconhecidas.

De acordo com o documento, as duas empresas-veículo reclassificadas possuíam no final do ano passado um capital próprio negativo total de 2.354,1 milhões de euros, com destaque para a Parvalorem com 1.907,5 milhões de euros.

As sociedades veículo (Parparticipadas, Parups e Parvalorem) assumiram os activos tóxicos do BPN e terão em sua posse activos com um valor realizável de apenas 44 milhões de euros, de acordo com a Comissão Europeia.

bpn activos défice governo oe2013 comissão europeia crise investimento imparidades
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)