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Correio da Manhã

Economia
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BPP: Clientes reclamam cem milhões de Estado e Banco de Portugal

Os cerca de 700 sócios efectivos da Associação Privado Clientes avançaram esta sexta-feira com queixas no tribunal conta o Estado, por "dupla discriminação", e contra o supervisor bancário, por "falhas na supervisão", revelou o presidente da entidade, Jaime Antunes.
18 de Fevereiro de 2011 às 18:23
Acção contra o Estado é devida à "dupla discriminação" de que se queixam os clientes, já que consideram que houve "um tratamento desigual, quer entre clientes do BPP, quer comparando com os clientes do BPN"
Acção contra o Estado é devida à 'dupla discriminação' de que se queixam os clientes, já que consideram que houve 'um tratamento desigual, quer entre clientes do BPP, quer comparando com os clientes do BPN' FOTO: Vítor Mota

"Confirmo que entrou esta tarde um processo contra o Estado e contra o Banco de Portugal", disse à agência Lusa Jaime Antunes, explicando que a queixa é feita em nome dos 700 sócios efectivos da associação que lidera e que envolve um montante em torno dos 100 milhões de euros.  

A acção contra o Estado é devida à "dupla discriminação" de que se queixam os clientes, já que consideram que houve "um tratamento desigual, quer entre clientes do Banco Privado Português (BPP), quer comparando com os clientes do Banco Português de Negócios (BPN)", revelou.  

Jaime Antunes explicou que o empréstimo de 450 milhões de euros feito por vários bancos ao BPP com garantia estatal "pagou a alguns clientes e não a outros" e que, por outro lado, "todos os clientes do BPN viram salvaguardadas as suas poupanças, independentemente dos produtos que detinham no banco, ao contrário do que aconteceu no BPP".  

A queixa conta o Banco de Portugal deve-se a "falhas na supervisão",  segundo o presidente da Privado Clientes.  

Os processos vão correr no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, tal como o ‘Diário Económico’ noticiou.  

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