A Europa continua a ser o mercado preferencial do calçado português, com 92 por cento do total das exportações. O aumento mais expressivo verificou-se na Alemanha, onde se registou uma subida das compras de sapatos portugueses de 106, 9 por cento, atingindo os 155 milhões de euros. É considerado o principal mercado da indústria nacional.
O calçado português foi também o preferido em outros países europeus, nomeadamente em Espanha (mais 85,3 por cento para 16,7 milhões de euros), Bélgica (mais 40,8 por cento, 11 milhões de euros); Reino Unido (mais 15,8 por cento, 62 milhões de euros) e Holanda(mais de 5,8 por cento, 35 milhões de euros).
Em França, mercado tradicional e importante para a indústria portuguesa de calçado, as vendas registaram um ligeiro acréscimo, de 1,2 por cento, totalizando 86 milhões de euros. No resto do mundo, o destaque vai o Japão, onde se verifica um sinal de retoma com um aumento de 42 por cento, para 1,6 milhões de euros. Só para os Estados Unidos é que as exportações do calçado português diminuiram (16, 3 por cento).
A MOCAP - Mostra Portuguesa de Calçado contou com a participação de cerca de 200 empresas ligadas à indústria do calçado e dos têxteis.
O ministro da Economia visitou o certame e disse que a marca "Portugal" é já reconhecida internacionalmente devido aos esforços desenvolvidos pelas empresas no reforço da qualidade.
"Há que continuar a promover os produtos e aumentar as exportações, como tem acontecido com países de dimensão semelhante ao nosso", referiu Carlos Tavares, acrescentando que a aposta na qualidade é obrigatória, "porque produtividade não significa só produção, e já não estamos no tempo dos baixos salários e mão-de-obra barata".
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