Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Câmaras devem 60,7 milhões

A dívida total das câmaras e empresas municipais à Águas do Algarve (AA), empresa responsável pelo sistema multimunicipal de água e saneamento, ascendia a mais de 60,7 milhões de euros no final do mês passado.
17 de Setembro de 2011 às 00:30
Dívida abrange fornecimento, saneamento e outros serviços prestados pela Águas do Algarve
Dívida abrange fornecimento, saneamento e outros serviços prestados pela Águas do Algarve FOTO: direitos reservados

Macário Correia, presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, reconhece que "é uma situação que tem alguma gravidade". E considera que "não é muito adequado" que haja câmaras a reter o dinheiro pago pelos consumidores, frisando que isso "tem efeitos negativos para as cumpridoras".

O presidente da AMAL diz que algumas câmaras com maiores dívidas já assinaram acordos "para fasear os pagamentos", que estão a cumprir, mas existem outras "com maiores dificuldades".

A estrutura da dívida dos municípios à Águas do Algarve revela que se encontram 15,5 milhões de euros em atraso há mais de 360 dias e que apenas 13,6 milhões da dívida total ainda não está vencida.

As câmaras devem 29,4 milhões de euros de água, 27,5 milhões pelo saneamento e 3,1 milhões por outros serviços prestados. Há ainda uma dívida de 594 mil euros relativa ao capital social da Águas do Algarve, empresa de que as câmaras algarvias são accionistas.

DÍVIDAS ALGARVE CÂMARAS ÁGUA SANEAMENTO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)