Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Carlos Tavares vai liderar Peugeot/Citroen

Português nomeado para a administração do grupo PSA Peugeot/Citroën.
25 de Novembro de 2013 às 19:32
Carlos Tavares
Carlos Tavares FOTO: REUTERS/Benoit Tessier

O gestor português Carlos Tavares foi nomeado para a administração do grupo PSA Peugeot/Citroën e deve suceder a Philippe Varin como presidente executivo em 2014, anunciou hoje a empresa em comunicado.

"O Conselho de Supervisão escolheu Carlos Tavares para suceder ao atual presidente do Conselho de Administração. Com este objetivo, Carlos Tavares passará a integrar a administração a partir de 1 de janeiro de 2014 até à sua nomeação para a presidência, durante o ano de 2014", indica em comunicado a marca automóvel.

Antigo número dois da Renault, Carlos Tavares, 55 anos, deixou a marca onde passou grande parte da sua carreira em agosto passado.

"Ao escolher Carlos Tavares, um profissional reputado do setor automóvel, para suceder a Phillipe Varin em 2014, o Conselho de Supervisão garante que a estratégia de recuperação e crescimento encetada há vários anos para ultrapassar a crise prossegue e será executada em continuidade", refere o comunicado da Peugeot/Citroën, citando Thierry Peugeot, presidente do referido conselho.

O comunicado afirma que a escolha foi feita após "uma reflexão aprofundada" e que durante o período em que Varin, 61 anos, continua como presidente executivo, Carlos Tavares "tomará conhecimento da empresa e dos seus desafios".

Carlos Tavares deixou a Renault depois de ter assumido publicamente a sua ambição de liderar o grupo, o que causou mal-estar interno.

A chegada de Tavares a um grupo concorrente da sua antiga empresa ocorre num contexto difícil para a Peugeot/Citroën, cujo volume de negócios baixou 3,8% nos nove primeiros meses do ano.

A marca francesa continua a ressentir-se das dificuldades no mercado europeu, onde faz mais de metade das suas vendas. Em outubro baixaram 0,9%.

O grupo lançou em 2012 um vasto plano de reestruturação das suas atividades em França e na Europa. Durante algum tempo, Carlos Tavares foi apontado como favorito para liderar a marca britânica Aston Martin.

Carlos Tavares Peugeot Citroën
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)