Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Carro eléctrico custará 18 500 euros

O Leaf, o novo carro eléctrico da Nissan, irá custar cerca de 18 500 euros. De acordo com o construtor automóvel, o Leaf deverá ter sensivelmente o mesmo preço que o compacto Tiida, que em Portugal é comercializado a partir dos 18 450 euros. O veículo foi ontem apresentado em Yokohama e deverá chegar ao mercado japonês, europeu e norte-americano no próximo ano.

3 de Agosto de 2009 às 00:30
O ‘Folha’ é um carro absolutamente silencioso que promete revolucionar a indústria automóvel
O ‘Folha’ é um carro absolutamente silencioso que promete revolucionar a indústria automóvel FOTO: Toru Hanai, Reuters

O carro eléctrico tem uma autonomia de 160 quilómetros com uma única bateria, que poderá ser produzida em Portugal. A 20 de Julho, o primeiro-ministro José Sócrates anunciou que Portugal foi um dos países escolhidos para a instalação de uma fábrica de baterias de iões de lítio para carros eléctricos, que se irá localizar em Estarreja ou em Sines e que irá produzir cerca de 60 mil baterias por ano.

Sócrates aproveitou também a ocasião para anunciar os apoios que o Governo irá conceder a quem optar por comprar um carro eléctrico. O Governo irá dar um incentivo de 5000 euros (que pode chegar aos 6500 euros se o carro velho for abatido) a quem adquirir um carro eléctrico. As empresas que optarem por um carro deste tipo terão uma redução de 50 por cento no IRC.

O primeiro-ministro prometeu também que iria legislar no sentido de todos os novos edifícios terem "obrigatoriamente uma pré-instalação de postos de abastecimento para carregamento dos carros eléctricos em garagens" e que até 2011 o Governo e as autarquias que pertencem à rede de abastecimento vão substituir 20 por cento das suas frotas por carros eléctricos.

SAIBA MAIS

ZERO EMISSÕES

O novo veículo eléctrico é totalmente neutro para o ambiente: não tem escape nem nenhum mecanismo que queime combustíveis.

160

quilómetros é a autonomia da bateria do carro.

30

minutos é o tempo que demora a carregar 80% da capacidade total das baterias do novo Leaf com um carregador rápido.

GAMA ELÉCTRICA

A longo prazo a Nissan pretende lançar uma gama completa de veículos estritamente eléctricos.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)