Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

CASO DE BSE NOS EUA COM TESTE NEGATIVO

O teste final ao novo caso de suspeita de doença das "vacas loucas" (BSE, encefalopatia espongiforme bovina) registado EUA apresentou um resultado negativo, contrariando assim os dados do primeiro registo, divulgou, esta quinta-feira, o Departamento da Agricultura norte-americano.
1 de Julho de 2004 às 09:45
“O resultado negativo da segunda análise é derradeiro para a desconfirmação da existência da BSE no animal”, afirmou John Clifford, responsável pelo departamento veterenário. Recorde-se que o resultado da primeira análise revelou-se insuficiente, o que obrigou à realização de novos testes.
De acordo com o Departamento da Agricultura (ministério) a primeira forma de detectar a doença pode induzir em erro. As conclusões positivas podem ser falsas. Assim, apesar de produzirem rápidos resultados estes podem não ser eficazes.
Clifford salientou ainda que um outro animal já foi submetido a novas análises, aguardando-se agora pelas conclusões.
O Japão um dos maiores importadores de carne de vaca norte-americana suspendeu o comércio com os EUA a 23 de Dezembro do ano passado.Contudo, estão previstas novas negociações entre os dois países a fim de chegarem a um possível acordo, com data prevista para o próximo mês.
Ver comentários