Para 2026 e 2027, o NECEP mantém as previsões anteriores, divulgadas em julho, contando que o PIB cresça 2% no próximo ano e 2,2% no seguinte.
O Núcleo de Estudos Económicos da Universidade Católica (NECEP) prevê que a economia portuguesa cresça este ano 1,8%, uma variação próxima à divulgada esta semana pelo Banco de Portugal.
Na síntese da folha trimestral de conjuntura relativa ao terceiro trimestre de 2025, divulgada esta quarta-feira, os economistas do Católica-Lisbon Forecasting Lab, NECEP referem que "o ponto central" da estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2025 "foi revisto em ligeira alta (0,1 pontos percentuais) para 1,8%, na sequência do crescimento robusto verificado no segundo trimestre, bem como da estimativa" para o terceiro trimestre.
De acordo com o grupo de investigação económica do Centro de Estudos Aplicados da Católica Lisbon School of Business & Economics, a economia portuguesa deverá ter crescido 0,6% em cadeia e 2,2% em termos homólogos" no terceiro trimestre (de julho a setembro), depois de, no segundo trimestre, ter crescido 0,7% em cadeia e 1,8% face ao período homólogo.
A projeção do NECEP de 1,8% é conhecida um dia depois de o Banco de Portugal (BdP) ter atualizado as suas previsões de crescimento para 2025, revendo em alta a projeção de 1,6% para 1,9%, em parte graças a um melhor desempenho do consumo interno.
Para 2026 e 2027, o NECEP mantém as previsões anteriores, divulgadas em julho, contando que o PIB cresça 2% no próximo ano e 2,2% no seguinte.
"Os intervalos de previsão permanecem elevados, fruto da incerteza em torno da evolução da economia mundial e europeia, num contexto (ainda) pautado pelo potencial impacto da enorme volatilidade da política comercial da administração norte-americana desde o início do ano", explica.
De acordo com o núcleo de estudos, "os riscos geopolíticos continuam ativos na Ucrânia e no leste europeu mas no médio oriente surgiram iniciativas fortes de mediação" e "apesar da tensão geopolítica e comercial, os mercados continuam a evidenciar alguma normalidade, com episódios confinados de volatilidade seguidos de forte valorização".
Para o núcleo de estudos, no caso português, "as atenções estão agora voltadas para a apresentação e discussão do Orçamento do Estado para 2026, bem como para os atos eleitorais que se avizinham".
Relativamente à zona euro, o NECEP aponta para um nível de crescimento económico de 1,4% em 2025 e para um valor igual em 2026. Para 2027, prevê uma "perspetiva igualmente fraca", com o PIB a crescer 1,5%. No terceiro trimestre, o conjunto dos 20 países que partilham a moeda única deverão ter crescido 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado e 0,3% em cadeia, indica o NECEP.
"Os efeitos financeiros e monetários dos anos da pandemia subsistem nas economias europeia e norte-americana", indica. Enquanto na frente europeia, "haverá aumentos de despesa com segurança e defesa fruto dos riscos geopolíticos, a juntar às despesas decorrentes das pressões demográficas a ambientais, com o delapidar das finanças públicas, especialmente, no caso de França", no caso dos Estados Unidos, a preocupação prende-se com o "défice e endividamento públicos".
No último Boletim Económico, em que reviu em alta a previsão de crescimento do PIB português em 0,3 pontos percentuais, o Banco de Portugal explica que a melhoria decorre da "incorporação dos dados mais recentes de contas nacionais e um maior crescimento projetado para o segundo semestre", em parte impulsionado pelo aumento do consumo (decorrente da redução adicional do IRS decidida a meio do ano e do suplemento extraordinário, pago em setembro aos pensionistas).
A folha trimestral divulgada pelo NECEP baseia-se em dados públicos, apresentando previsões para os principais agregados macroeconómicos e analisando a evolução das finanças públicas, os mercados globais e o clima económico.
De acordo com a informação publicada no seu 'site', a folha trimestral, coordenada pelo economista João Borges de Assunção, é submetida a um comité científico antes de ser divulgada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.