Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Catroga: empréstimo de mil milhões é "momento histórico" para EDP

O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, Eduardo Catroga, afirmou esta segunda-feira que o empréstimo de 1000 milhões de euros do China Development Bank "é um momento histórico" para a empresa.
20 de Agosto de 2012 às 12:46
 presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, Eduardo Catroga
presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP, Eduardo Catroga FOTO: Pedro Elias

"É uma operação de grande importância, um compromisso assumido aquando a aquisição de uma participação de 21,35 por cento pela China Three Gorges", disse Eduardo Catroga, na cerimónia de formalização do empréstimo, considerando-a "um momento histórico para a EDP".

Para o presidente do Conselho Geral e de Supervisão da eléctrica, a concessão do financiamento representa ainda um marco histórico nas relações entre Portugal e a China.

O China Development Bank Corporation aprovou um empréstimo à EDP e à EDP Finance BV de 1000 milhões de euros, que vence a cinco anos com uma taxa de 4,80 por cento acima da Euribor a seis meses.

Este empréstimo insere-se nos compromissos assumidos no âmbito da parceria estratégica estabelecida entre a EDP e a China Three Gorges Corporation, que adquiriu uma participação de 21,35 por cento na eléctrica, que estava nas mãos do Estado português por um valor total de 2,7 mil milhões de euros.

eléctrica EDP Eduardo Catroga China Three Gorges China Development Bank
Ver comentários