Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Cavaco e Durão na festa da UGT

Cavaco Silva e Durão Barroso são os convidados de honra do seminário internacional promovido pela União Geral de Trabalhadores (UGT) para assinalar os trinta anos da organização sindical, amanhã e terça-feira. O Presidente da República e o presidente da Comissão Europeia serão algumas das vozes, nacionais e internacionais, que irão debater os desafios do movimento sindical no actual contexto.

26 de Outubro de 2008 às 00:30
O Presidente da República é um dos convidados principais do encontro organizado por João Proença
O Presidente da República é um dos convidados principais do encontro organizado por João Proença FOTO: Inácio Rosa, Lusa

"Este é um seminário que vai permitir confrontar modelos sindicais de diferentes países", adiantou à Lusa João Proença, líder da UGT, sublinhando que no encontro vão participar sindicalistas de países europeus e africanos.

Para João Proença, a discussão dos diferentes modelos de organização sindical e de diferentes modelos de diálogo tripartido vai permitir definir quais as prioridades para o movimento sindical. Além disso, admite, "este encontro é também importante para a preparação do próximo congresso da UGT, que se realiza em Março". Recorde-se que João Proença já garantiu que este será o seu último mandato.

Além dos convidados estrangeiros, o encontro vai contar com a participação de 450 representantes de sindicatos da UGT e do primeiro secretário-geral, Torres Couto.

PORMENORES

NASCIMENTO

A UGT foi criada a 28 de Outubro de 1978. Só em Janeiro de 79 se tornou central sindical.

SECRETÁRIO-GERAL

Em Janeiro de 1979, no Porto, realizou-se o primeiro congresso. Torres Couto foi eleito.

SUBSTITUIÇÃO

João Proença substitui Torres Couto em Janeiro de 1995.

FILIADOS

Actualmente, a UGT tem 60 sindicatos filiados, representando cerca de 510 mil trabalhadores.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)