Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Cavaco elogia plano europeu

O Presidente da República, Cavaco Silva, elogiou esta quinta-feira a iniciativa da Comissão Europeia (CE), por ter proposto um plano de relançamento económico.
27 de Novembro de 2008 às 15:59
Cavaco Silva remeteu para o Governo uma eventual descida de impostos
Cavaco Silva remeteu para o Governo uma eventual descida de impostos FOTO: d.r.

“Foi muito importante para a Europa e não só para a Europa, que a Comissão tenha decidido propor um programa de relançamento económico, porque nas circunstâncias em que nós vivemos só um plano devidamente coordenado e com a participação de todos pode dar resultados”, considerou o Chefe de Estado, na Guarda.

Cavaco Silva mostrou-se confiante que “o Conselho Europeu, que se vai reunir, dê o seu apoio a esta proposta”. “Um país sozinho não tem a mínima hipótese de enfrentar a crise com a dimensão que neste momento está instalada na Europa e um pouco por todo o mundo”, sustentou.

Questionado sobre uma eventual descida dos impostos em Portugal, no âmbito da proposta europeia, Cavaco respondeu que “o programa tem de ser adaptado às circunstâncias especiais de cada país”. “Há países que terão possibilidade de fazer descidas de impostos, há outros que, por razões de défices, poderão não ter possibilidade”, disse, remetendo para o Executivo socialista essa decisão. “Só o Governo é que pode dizer claramente se Portugal tem alguma possibilidade de baixar impostos”, concluiu.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)