Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Cavaco Silva alerta para necessidade de reduzir importações agrícolas

O Presidente da República alertou hoje em Santarém para a necessidade de reduzir as importações de produtos agrícolas e aumentar a produção nacional como uma das formas de combater a dívida externa.
6 de Junho de 2010 às 20:38
Cavaco Silva
Cavaco Silva FOTO: Estela Silva/Lusa

“Portugal precisa do contributo da agricultura para conseguir ultrapassar a grave situação em que se encontra, através do aumento da produção e da redução das importações”, sublinhou o chefe de Estado, acrescentando que “os agricultores querem dar esse contributo e pedem que as políticas sejam adequadas ao aumento da produção agrícola nacional”.

Nesse sentido, lembrou a importância da reforma da Política Agrícola Comum (PAC). “É da maior importância que os portugueses, e os agricultores em particular, participem no debate sobre a reforma da PAC, expressando os seus pontos de vista para conseguirmos formar uma posição nacional correcta”, afirmou.

Na próxima sexta-feira, 11 de Junho, a feira será palco do lançamento da discussão da reforma da PAC, com a presença do comissário da Agricultura da União Europeia, Dacian Ciolos, e da ministra espanhola do Meio Ambiente e Meio Rural, Elena Espinosa Mangana.

No início da visita à feira, Cavaco Silva descerrou a placa com que foi inaugurada a nova praça José Manuel Casqueiro, numa homenagem da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) ao seu líder histórico, que foi secretário-geral entre 1974 e 1999.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)