Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Cavaco Silva diz que crise política "está ultrapassada"

O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu nesta sexta-feira que a estabilidade política é "da maior importância" para Portugal, considerando estar "ultrapassada" a "eventualidade" de uma crise política, que seria "dramática".
21 de Setembro de 2012 às 13:30
Cavaco inaugurou instalações da Embraer em Évora
Cavaco inaugurou instalações da Embraer em Évora FOTO: d.r.

"Cada português pode imaginar o que é que sucederia a Portugal, país que depende enormemente, todos os dias, do financiamento das instituições internacionais para o desempenho das funções do Estado, para o funcionamento das empresas e dos bancos, se juntássemos a essa situação uma crise política", alertou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas depois de presidir à cerimónia de inauguração das duas fábricas de Évora da construtora aeronáutica brasileira Embraer.

Contudo, Cavaco Silva disse pensar que a "eventualidade" de uma crise política "está ultrapassada".

O resultado, segundo o Chefe de Estado, aludindo indirectamente à situação da Grécia, seria apenas um: "Resvalaríamos, inevitavelmente, para a situação em que se encontra um outro país europeu."

Antes disso, o Presidente da República chamara a atenção para "a relevância crucial do investimento estrangeiro de qualidade para a resolução efectiva dos desequilíbrios que têm afectado" Portugal. 

"Não se trata de uma mensagem utópica, mas sim de uma profunda convicção de que Portugal tem capacidades para ser bem-sucedido", disse o Chefe de Estado ao discursar, em Évora, na cerimónia de inauguração de duas fábricas da construtora aeronáutica brasileira Embraer.

Cavaco Silva realçou que "cabe também ao Presidente da República contribuir para a criação de um clima favorável e construtivo e para a melhoria da imagem do país no exterior".

Estes são, afirmou, "requisitos indispensáveis para vencer os desafios do presente".

"Nos últimos anos", segundo o Chefe de Estado, Portugal "tem apresentado resultados favoráveis no domínio do investimento estrangeiro e, mais recentemente, o mesmo se tem verificado a nível das exportações e dos saldos externos".

"Apesar de tudo, estes resultados são ainda insuficientes e de algum modo precários", sublinhou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)