Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Censos: 42% da população portuguesa tem trabalho

Metade da população portuguesa é economicamente inactiva, revelaram os resultados dos Censos 2011, disponibilizados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que em Março desse ano contabilizou apenas 6% de desempregados.
20 de Novembro de 2012 às 17:36
Vendedor de loja é o grupo com maior número de registos
Vendedor de loja é o grupo com maior número de registos FOTO: Manuel Moreira

De acordo com os dados do INE, à data do momento censitário - 21 de Março de 2011, 42% da população residente em Portugal era activa e 6% estava desempregada, sendo que 3,3% da população apontou o subsídio de desemprego como meio de subsistência.

Nessa data os reformados representavam 22% da população residente, as crianças e jovens até aos 14 anos 16% e os estudantes com 15 ou mais anos seis por cento.

Os censos registaram ainda quatro por cento de pessoas que se declararam domésticas, 98% das quais eram mulheres.

O INE revelou ainda que o rendimento do trabalho é o principal meio de subsistência da população residente, com quase metade da população com 15 ou mais anos a viver do seu trabalho.

Há ainda 27,1% da população que vive de pensões e reformas, 18,1% que vive a cargo da família, 1,2% a sobreviver do Rendimento Social de Inserção (RSI), 1,2% vive de outros subsídios ou apoios sociais e apenas 0,4% declarou ter rendimentos de propriedades.

Entre os sectores de actividade que mais dão emprego à população residente, os serviços são os que se destacam, com mais de 70% dos habitantes a encontrarem emprego nesta área de actividade, revelou o INE.


Em contrapartida, os sectores da construção, indústria, agricultura e pescas perderam peso em termos de oferta de emprego entre 2001 e 2011.

Entre as profissões mais representativas da distribuição da população activa em Portugal, existem cinco subgrupos que empregam 25% dos trabalhadores: vendedores em lojas, empregados de escritório, trabalhadores da limpeza, trabalhadores da construção civil e professores do ensino básico e secundário.

Vendedor em loja é mesmo a profissão mais representada na população empregada, dando trabalho a 7,7% da população activa. 

trabalho economia censos INE dados vendedor
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)