page view

Centeno vai contar Função Pública

Ministro defende que Orçamento começa a aliviar a austeridade.

11 de fevereiro de 2016 às 02:00

Extraterrestres, impostos, milagres e o impacto que uma medida tem na cara de um deputado. Pode parecer aleatório, mas foi o registo que marcou esta quarta-feira a discussão do Orçamento do Estado para 2016 no Parlamento.Mário Centeno defendeu que com este orçamento "a austeridade entra no princípio do fim", mas o PSD aponta uma subida da carga fiscal e lembrou que os impostos "não vão ser pagos por extraterrestres, mas por portugueses". O ministro recusou "milagres" e sobre as 35 horas rematou: "Não é discussão de natureza orçamental neste momento. Só tem impacto nas vossas caras."

O ministro Mário Centeno revelou que prepara um raio-X à Função Pública devido à "ausência total de informação" que existe nas administrações públicas sobre os trabalhadores, ao contrário do que acontece no setor privado.

O ministro das Finanças revelou na comissão parlamentar de Finanças que o recenseamento "vai começar imediatamente" para acabar com a falta de informação. Mário Centeno não fez contudo referência à Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), que publica estatísticas da Função Pública, desde salários, número de funcionários, entradas e saídas, entre outros dados. Isto apesar de a escolha de Centeno para secretária de Estado da Administração Pública recair na ex-diretora da DGAEP.

Mário Centeno defendeu que com este orçamento "a austeridade entra no princípio do fim", mas o PSD aponta uma subida da carga fiscal e lembrou que os impostos "não vão ser pagos por extraterrestres, mas por portugueses". O ministro recusou "milagres" e sobre as 35 horas rematou: "Não é discussão de natureza orçamental neste momento. Só tem impacto nas vossas caras."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8