Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

CGTP debate 7ª avaliação da troika

CGTP reúne-se segunda-feira para debater a situação política, económica e social do país.
17 de Março de 2013 às 18:14

O Conselho Nacional da CGTP reúne-se segunda-feira num encontro extraordinário para debater a situação política, económica e social do país e para analisar as principais conclusões da última avaliação da 'troika'.

A reunião contará também com a apresentação de uma proposta por um grupo de conselheiros nacionais para a realização de uma jornada de luta ibérica no dia 20 de abril. Esta será a sexta proposta deste tipo que este grupo irá apresentar, tendo as últimas cinco sido chumbadas.

 "Propomos um Dia de Ação articulado ao nível Ibérico e, se possível, ao nível dos países do sul, com expressão de rua no dia 20 de abril", diz a proposta dos conselheiros, assinada por Francisco Alves, Deolinda Martin, Paulo Ricardo, Paula Canotilho, José Ferreira e Ana Paula Rodrigues.

Os membros do conselho nacional justificam esta ação de luta como tendo por objetivo "a derrota da política do governo PSD/CDS e o romper com o memorando da 'troika', que leve à anulação da dívida abusiva, à renegociação de prazos e juros, à reposição dos rendimentos roubados e à defesa das funções sociais do Estado".

Na proposta, criticam as recentes declarações de Passos Coelho sobre o salário mínimo nacional e ainda o "prefácio" escrito pelo Presidente da República no livro de intervenções "Roteiros VII", que, dizem, "só vem comprovar que não se espera nada dos lados da Presidência, mesmo que diga que têm de ser ouvidas as vozes dos manifestantes no dia 2 de Março".

"Governo e Presidência são farinha do mesmo saco, autistas aos sinais que se desenham no horizonte e que apontam para rompimentos graves na coesão social, determinados que estão no caminho de empobrecimento dos portugueses e de Portugal", acusam.

O conselheiro nacional da CGTP Francisco Alves explicou que os conselheiros esperam um resultado diferente na votação desta proposta devido aos recentemente conhecidos resultados da sétima avaliação da 'troika' (composta pelo Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu).

CGTP avaliação da troika Passos Coelho manifestantes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)