Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

Chumbada privatização de parte das Águas de Santarém

O Tribunal de Contas chumbou o concurso de privatização de parte do capital da Águas de Santarém, situação que o presidente da câmara assegura ter pouco impacto na execução dos projectos de saneamento em curso no concelho.
30 de Maio de 2011 às 17:55
Tribunal de Contas recusou a entrada da Aquascallabis na Águas de Santarém
Tribunal de Contas recusou a entrada da Aquascallabis na Águas de Santarém FOTO: Gg

Em comunicado, o presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores (PSD), admitiu, contudo, que a decisão do Tribunal de Contas obriga a adiar, "por mais alguns meses, o alívio de tesouraria" do município. 

"Tendo em conta a conjuntura em que este processo foi avaliado, com forte discussão sobre a bondade das parcerias público-privadas, há cerca de dois meses que começámos a preparar alternativas a este negócio, caso falhasse, como se veio a verificar", afirma o autarca. 

Segundo o responsável, durante o mês de Junho será apresentada "outra solução, cujos estudos finais estão a terminar, de forma a aliviar a pressão de tesouraria e pagamento aos credores". A autarquia contava encaixar uma verba de 15 milhões de euros com a entrada do privado. 

A recusa de visto por parte do Tribunal de Contas à entrada da Aquascallabis na Águas de Santarém levou o PS a denunciar, também em comunicado emitido esta segunda-feira, o "falhanço em toda a linha" da estratégia da gestão social-democrata e de Moita Flores neste processo. 

A concelhia socialista reafirma a acusação de que a decisão de abandonar a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, em 2006, foi "irresponsável e leviana" ao fazer com que Santarém "perdesse investimentos da ordem dos 6,7 milhões de euros". 

"Em devido tempo, o PS denunciou o absurdo de todo este processo e alertou a população do concelho que iria sair gravemente prejudicada por decisões erradas e incompetentes", afirma o comunicado. 

Águas do Ribatejo Águas de Santarém Francisco Moita Flores PSD Aquascallabis Privatização
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)