Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

CHUVA LEVA PRODUÇÃO DE CEREJAS

A produção de cereja na Cova da Beira, sobretudo na zona da Serra da Gardunha, no concelho do Fundão, sofreu este ano uma quebra que se cifra entre os 30 e 40 por cento em relação ao ano anterior, apurou o Correio da Manhã junto da Cooperativa da Cova da Beira.
12 de Maio de 2003 às 00:00
Esta situação ainda poderá agravar-se se as condições climatéricas continuarem a sofrer alterações como tem vindo a acontecer desde os primeiros meses do ano. As fortes chuvadas de Abril, quando as cerejeiras deixavam a flor e começavam a despontar as cerejas, estiveram na origem dessa quebra de produção com o precioso fruto a não resistir ao impacto da água.
Com uma produção, em anos de condições climatéricas normais, superior a 6000 toneladas/ano, o correspondente a mais de metade da produção nacional, a cereja da Cova da Beira continua a ser um produto de alta qualidade.
SONAE EM VEZ DE FERRERO ROCHER
A cereja da Cova da Beira tem todos os anos escoamento garantido, não fosse um produto de excelente qualidade. Há três anos, a empresa responsável pelo fabrico dos chocolates "Ferrero Rocher", comprou várias toneladas daquele fruto à Cooperativa de Fruticultores da Cova da Beira. Segundo apurou o CM, este ano já esteve agendada uma reunião entre as partes para se voltar a repetir o negócio.
Entretanto, dois grupos portugueses já garantiram a compra de cereja da Cova da Beira na presente campanha. São a Sonae (detentor dos hipermercados Continente) e o Grupo Jerónimo Martins (supermercados Pingo Doce) que assinaram um protocolo com a Cooperativa dos Fruticultores da Cova da Beira e com a Cercobe, prevendo a aquisição diária de cerca de 20 toneladas de cereja. Os horizontes da direcção da cooperativa dos fruticultores está também, e para breve, segundo o presidente da cooperativa, a celebração de contratos de fornecimento de cereja para o estrangeiro nomeadamente para o Norte da Europa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)