Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
3

Clientes de banda larga atingem 11,5 milhões

O número de clientes habilitados a usar internet de banda larga em Portugal atingiu os 11,5 milhões no primeiro trimestre, mais 3,9% em termos homólogos e 0,4% face ao trimestre anterior, divulgou o regulador Anacom.  
5 de Junho de 2013 às 15:51

De acordo com a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), os utilizadores efetivos de banda larga móvel chegaram aos 4,3 milhões, menos 2,3% em termos homólogos e mais 7,5% em cadeia, representando 32,9% do total estações móveis com utilização efetiva.

O regulador acrescenta que do total de utilizadores de serviços de banda larga que registaram tráfego no último mês de reporte, 21,7% são utilizadores do serviço de acesso à Internet em banda larga móvel através de placas/modem, mas destaca que este número caiu 12,6% face ao mesmo período do ano anterior e 4,2% em termos trimestrais.

No final do primeiro trimestre, a penetração do serviço móvel ascendeu a 158,4 por cem habitantes.

O número de minutos de conversação originados nas redes móveis alcançou cerca de 5,3 mil milhões, menos 1% em termos trimestrais, refere a Anacom, salientando que desde o início de 2011 "o tráfego em minutos se tem mantido estável", situação que "poderá estar associada à conjuntura económica adversa, que tem levado à redução das despesas dos agentes económicos, à estabilização do número de assinantes e a alguma substituição face a formas alternativas de comunicação".

Em termos homólogos, o número de minutos de conversação caiu 0,5%, "impulsionado pela diminuição do tráfego on-net e off-net" (-2% e -1,9%, respetivamente, em termos homólogos), quedas simultâneas que se registam pelo quinto trimestre consecutivo.

A Anacom mostra ainda que em cadeia o tráfego on-net caiu 1,3% e que o tráfego off-net desceu 1,8%.

O número de minutos terminados nas redes móveis foi cerca de 5,2 mil milhões, menos 1,2% face ao trimestre anterior e menos 1,8% face ao trimestre homólogo.

Já o tráfego entre o telefone fixo e o móvel voltou a registar um aumento, de 27,2% em termos homólogos.

O número de mensagens escritas (SMS) enviadas ascendeu a 6,6 mil milhões, menos 5,1% face ao trimestre anterior e menos 2,6% em termos homólogos.

Os utilizadores do serviço móvel enviaram 39 milhões de mensagens multimédia (MMS), menos 1,4% do que no período anterior e mais 3,7% que no período homólogo.

No primeiro trimestre, foram ainda realizadas cerca de 374 mil videochamadas, menos 7,5% do que no trimestre anterior, descida que se verifica pelo 11.º trimestre consecutivo.

anacom banda larga telecomunicações internet sms videochamadas mms
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)