Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Clínicas estão em expansão

Com um modelo de franchising, a marca quer abrir um espaço por mês com três funcionários em cada um.
24 de Fevereiro de 2012 às 15:00
Hugo Lourenço Silva aposta no franchising
Hugo Lourenço Silva aposta no franchising FOTO: Pedro Catarino

Correio da Manhã - A Facilitas Healthcare está a entrar em Portugal. Quantas clínicas querem ter no nosso País?

Hugo Silva - O objectivo traçado para 2012 passa por abrir uma clínica por mês, ou seja, 12 espaços até ao final de 2012. A estratégia é privilegiar as capitais de distrito e ter uma cobertura estratégica, em zonas premium, incluindo as regiões autónomas.

- Quantas pessoas emprega e com a expansão no número de clínicas, qual é o objectivo em termos de contratação?

- No primeiro mês criámos cinco postos de trabalho directos e dezenas de indirectos, relacionados com o apoio que damos aos franchisados (marketing e comunicação; gestão financeira; consultoria imobiliária). O conselho que fornecemos é que cada clínica possua uma equipa mínima de três pessoas - responsável franchisado, terapeuta e assistente administrativo.

- Qual é o perfil da equipa de trabalho?

- Numa fase inicial, o que procuramos são potenciais investidores (franchisados) que estejam interessados num modelo de negócio de risco controlado, baixo investimento e retorno elevado garantido. Perfis empreendedores são valorizados, bem como pessoas pró-activas, que vejam nesta crise uma oportunidade e não tenham medo de arregaçar as mangas e pôr mãos à obra.

- Nas clínicas em franchising, como funciona o recrutamento?

- Na Facilitas Healthcare, cada franchisado tem completa autonomia para definir a sua própria política de recrutamento, pois cada empresa tem gestão independente, apesar de agregada a uma mesma marca. E como temos, desde sempre, acompanhado e experienciado a situação de desemprego precário que existe no nosso País e os consequentes aumentos do número de inscritos no centro de emprego, a Facilitas de Lisboa, por exemplo, optou por realizar o nosso processo de recrutamento num centro de emprego.

- Quais são as características ideais de um empreendedor que se queira franchisar?

- Damos preferência a empreendedores qualificados. Ter alguma formação ou conhecimento de gestão são factores valorizados, da mesma forma que ter ‘know how' na área da saúde é, também, uma mais-valia.

ACTIVIDADE

A Facilitas Healthcare nasceu em 2007, na Alemanha, sendo actualmente líder mundial em programas de cessação tabágica, com mais de 40 clínicas distribuídas por 15 países. Chegou a Portugal no final do ano passado.

INVESTIMENTO

Abrir uma clínica Facilitas implica um investimento inicial de apenas 9750 €. Valor este que inclui a licença, o equipamento tecnológico, consultoria de gestão e financeira contínua, formação técnica aos terapeutas e apoio ao franchisado.

Conheça as ofertas de emprego publicadas no suplemento Primeiro Emprego publicado com a edição papel desta sexta-feira do Correio da Manhã.

Emprego Clínicas franchising investir
Ver comentários