Combustíveis já estão 15 cêntimos mais caros

Petróleo pressiona preços da gasolina e do gasóleo. Encher depósito com 50 litros custa quase mais oito euros do que há um ano.
Por Raquel Oliveira|12.10.18
O gasóleo e a gasolina subiram mais de 15 cêntimos por litro no terceiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2017. Só no gasóleo, o agravamento de preços atingiu quase 13%, de acordo com a análise da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO) à evolução do mercado de julho a setembro.

O preço médio do gasóleo no terceiro trimestre deste ano fixou-se em 1,366 euros por litro, mais 15,5 cêntimos do que no trimestre homólogo. Já o preço médio de venda da gasolina subiu, no mesmo período, de 1,438 euros para 1,590 euros por litro. Em termos práticos, um depósito de 50 litros de gasóleo está este ano 7,75 € mais caro e o de gasolina mais 7,60 euros.

A variação acompanhou, segundo a APETRO, a evolução das cotações do barril de Brent - o preço de referência para o mercado português - que tem vindo a agravar-se. O preço do barril de Brent já superou, no início deste mês, os 80 dólares, valor muito superior aos 56 dólares que se registava há cerca de um ano. Por essa via, os preços nos postos de abastecimento voltaram a subir no início da semana, com o gasóleo a aumentar três cêntimos e a gasolina dois cêntimos.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!