Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia

COMEÇA TERÇA-FEIRA A DEVOLUÇÃO DO IRS

Os contribuintes vão começar na próxima terça-feira a receber, nas respectivas contas bancárias, os reembolsos do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS), revelou ontem uma fonte do Ministério das Finanças, que adiantou que o montante médio a devolder pelo Fisco a cada trabalhador ronda os 657 euros.
12 de Junho de 2002 às 22:45
A média de devolução é de 657 euros
A média de devolução é de 657 euros
O valor dos reembolsos de impostos retido por excesso ascende, este ano, a 970 milhões de euros, pertencentes a quase 1,5 milhões de contribuintes. No decorrer de Junho, a Direcção-Geral de Finanças prevê devolver cerca de 753 milhões de euros, a distribuir por 730 mil cidadãos com trabalho dependente.


O reembolso médio por contribuinte para os trabalhadores dependentes é de 657 euros e os primeiros a receberem a devolução do impostos cobrado em excesso serão os contribuintes que apresentaram as respectivas declarações via internet, seguidos pelos que revelaram o seu número de identificação bancária (NIB).


Nos termos legais, os reembolsos de IRS relativos aos trabalhadores por conta de outrem têm de ser pagos até 31 de Agosto.


Caso contrário, a administração fiscal fica obrigada ao pagamento de juros de mora aos contribuintes.


Para os profissionais liberais e demais trabalhadores independentes, a fase de liquidação (apuramento do montante em dívida, inicia-se normalmente no final de Julho e o prazo para pagamento de reembolsos, por parte do Estado, decorre até 30 de Setembro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)