Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

COMPAL INVESTE 40 MILHÕES

A nova fábrica da Compal, inaugurada ontem em Almeirim, cria 200 novos postos de trabalho. Desde que começou a produzir na região, há cerca de dois anos, já empregou 600 trabalhadores e no Concelho de Almerim é responsável por mais de três mil postos de trabalho indirectos.
8 de Julho de 2003 às 00:00
Durão Barroso elogiou a inovação da Compal
Durão Barroso elogiou a inovação da Compal FOTO: Tiago Petinga (Lusa)
No que se refere aos salários, Pires de Lima, presidente da Comissão Executiva da Compal, afirma que a média na empresa é de 1500 euros/mês e que o salário mais baixo é quase 40 por cento superior ao salário mínimo.
Para além de fornecedora, a Compal é também a maior consumidora de fruta nacional. Por ano compra mais de 10 mil toneladas de pêssego, 25 mil toneladas de tomate e mais 10 mil toneladas no conjunto das outras frutas
Com um investimento total de cerca de 40 milhões de euros que têm como objectivo triplicar a produção. A nova fábrica recebeu cerca de 14 milhões de euros de incentivos do Estado: seis milhões euros em benefícios fiscais e fundos estruturais que serão utilizados a longo prazo conforme os resultados da empresa. O restante, foi dado pelo Ministério da Agricultura no âmbito do ProAgro (sete milhões de euros) e pelo Ministério da Economia (800 mil).
Presente na inauguração, Durão Barroso afirmou que a Compal é um exemplo de internacionalização e que“o futuro das empresas portuguesas passa “por pensar ao nível do mercado ibérico”. Para o primeiro-ministro, nesta relação ibérica “quem ganha é Portugal porque Espanha oferece um mercado maior e com maior poder de compra”.
A Compal está no mercado espanhol desde 1998 e está a expandir os negócios para África. No país vizinho, é a segunda marca mais importante nos sumos de qualidade. Para Pires de Lima, os objectivos são mais ambiciosos e a empresa pretende “ vir a liderar o mercado de sumos de alta qualidade em Espanha”. Neste momento, têm uma quota de mercado que ronda os 10 por cento e um crescimento de vendas da ordem dos 70 por cento.
No entanto, a expansão da marca não se limita ao país vizinho, os produtos Compal são actualmente comercializados em mais de 30 países.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)