Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Concessão do Metro do Porto e STCP pode ter novo concurso

Sérgio Monteiro admitiu que pode ter de repetir o concurso público.
25 de Julho de 2015 às 20:50
Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações
Sérgio Monteiro, secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações FOTO: João Relvas/Lusa
O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse este sábado que o pedido de devolução ao Tribunal de Contas do contrato de concessão do Metro do Porto e STCP foi para defender o Estado.

"O consórcio espanhol parece querer desistir da concessão dos STCP (cujo concurso público foi feito em conjunto com a concessão do Metro do Porto) e perante as dúvidas resolvemos tomar cautelas adicionais", disse Sérgio Monteiro à Lusa.

O secretário de Estado, que inaugurou em Sever do Vouga a 25.ª edição da FICAVOUGA, confirmou que foi pedida a devolução do contrato ao Tribunal de Contas, mas foi perentório a desmentir que tal foi feito por o Governo saber de antemão que o visto prévio não ia ser concedido, como sustentou este sábado o PS.

"Pelos vistos o PS é a favor das privatizações quando está no Governo, e contra quando está na oposição. Não vale a pena o PS vir com fantasmas e é bom que clarifique se está de acordo com a exigência de que o privado honre o compromisso que assumiu em proposta vinculativa", disse.

Segundo Sérgio Monteiro, se o consórcio espanhol que ganhou o concurso para a concessão do Metro do Porto e dos STCP não assinar os respetivos contratos, "terá de ser lançado novo concurso público".
Sérgio Monteiro secretário de Estado Transportes Infraestruturas Comunicações concurso público
Ver comentários