Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Confiança no nível mais baixo dos últimos onze meses

Os indicadores de confiança económica dos consumidores e empresários portugueses continuaram a descer em Abril, atingindo o nível mais baixo dos últimos onze meses, de acordo com dados divulgados pela Comissão Europeia.
29 de Abril de 2011 às 15:37
Indicador de Sentimento Económico para Portugal desceu 1,6 pontos, fixando-se em 87,1 pontos, abaixo dos 88,7 pontos registados em Março
Indicador de Sentimento Económico para Portugal desceu 1,6 pontos, fixando-se em 87,1 pontos, abaixo dos 88,7 pontos registados em Março FOTO: JdN/Arquivo

O Indicador de Sentimento Económico para Portugal desceu 1,6 pontos, fixando-se em 87,1 pontos, abaixo dos 88,7 pontos registados em Março.  

Na União Europeia esta queda foi mais expressiva (2,3 pontos), com o  indicador a atingir os 105,1 pontos, ainda assim acima da média histórica, segundo o comunicado da Comissão Europeia (CE).  

Na Zona Euro, a descida foi mais moderada (1,1 pontos para os 106,2 pontos).  

Segundo a CE, as descidas reflectem um declínio da confiança em todos os sectores, excepto na construção, já que o sentimento económico melhorou apoiado em condições meteorológicas mais favoráveis.  

O sentimento económico negativo na UE traduz também a quebra significativa de 5,1 pontos no Reino Unido, sobretudo devido aos setores dos serviços e retalho.  

As expectativas de emprego na União Europeia deterioram-se igualmente, sobretudo no Reino Unido.  

Na Zona Euro, as expetativas de emprego abrandaram na indústra e melhoraram nos serviços.  

confiança abril comissão europeia ce portugal zona euro
Ver comentários