Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Confirmada recessão na Zona Euro

A economia da Zona Euro registou um recuo de 0,2 por cento durante o terceiro trimestre de 2008 comparativamente com os três meses anteriores, entrando em recessão pela primeira vez na sua história, de acordo com as segundas estimativas publicadas esta quinta-feira pelo Eurostat.
8 de Janeiro de 2009 às 10:33
Confirmada recessão na Zona Euro
Confirmada recessão na Zona Euro FOTO: d.r.

Os números divulgados pelo departamento de estatísticas da União Europeia (UE) vêm confirmar os valores já avançados em Dezembro passado. Entre Julho e Setembro do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,2 por cento, tanto na Zona Euro como no conjunto dos 27 Estados-membros da UE.  

No segundo trimestre de 2008, a taxa de crescimento do PIB tinha sido de -0,2 por cento na Zona Euro e de 0 por cento na UE a 27, o que significa que a Zona Euro entrou tecnicamente em recessão, após dois trimestres consecutivos de crescimento  negativo.  

Para Portugal, as segundas estimativas do Eurostat revêem ligeiramente em alta o crescimento registado no terceiro trimestre de 2008, de 0,1 por cento. Os dados anteriores, divulgados em Dezembro, apontavam para um crescimento nulo, de 0 por cento. No trimestre anterior, o crescimento do PIB português foi de 0,3 por cento.  

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)