Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Constâncio traça cenário negativo para 2009

As previsões económicas para 2009 poderão ser piores, em consequência do mau desempenho da economia no quarto trimestre de 2008, admitiu esta terça-feira o governador do Banco de Portugal, Vitor Constâncio.
17 de Fevereiro de 2009 às 15:08
Constâncio traça cenário negativo para 2009
Constâncio traça cenário negativo para 2009 FOTO: d.r.

Em declarações aos jornalistas à margem do Conselho Nacional da Confederação da Industria Portuguesa (CIP),Vítor Constâncio afirmou que o desempenho da economia este ano “deverá ser pior", acrescentado que o efeito dos números do quarto trimestre "fazem automaticamente com que a média de 2009 seja pior".

A previsão do Banco de Portugal para 2009 era de -0,8 por cento, de acordo com o boletim económico de Inverno, divulgado a 6 de Janeiro.

No quarto trimestre, o Produto Interno Bruto contraiu-se dois por cento face ao trimestre anterior (em cadeia) e diminuiu 2,1 por cento em termos homólogos.

 

NEGADO PROBLEMA NO ACESSO AO CRÉDITO

 

Vítor Constâncio abordou ainda a questão do acesso ao crédito, negando que exista um problema generalizado de acesso a este produto financeiro, assumindo, porém, que algumas empresas possam ter dificuldades. O governador do banco de Portugal aconselhou as empresas a recorrer aos mecanismos da concorrência para contornar as dificuldades com os elevados “spread”.

Segundo as informações adiantadas pelo governador, o crédito concedido aumentou 10,6 por cento entre Dezembro de 2007 e Dezembro de 2008, “muito acima do crescimento da economia”.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)