Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Consumo de iogurte em baixa

O Centro de Informação do Iogurte (CII) está a desenvolver uma campanha de informação que pretende alertar médicos e cidadãos para o actual problema de excesso de peso que se verifica actualmente na população portuguesa.
25 de Julho de 2005 às 00:00
Apenas dez por cento da população entrevistada consome iogurte
Apenas dez por cento da população entrevistada consome iogurte FOTO: Tiago Sousa Dias
Em colaboração com a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, o CII quer divulgar os benefícios do consumo de iogurte.
A acção envolve cerca de cinco mil médicos, centenas de milhares de utentes, um investimento de 30 mil euros em produção de material e tem por base um estudo encomendado pelo CII sobre ‘Práticas alimentares, fontes de informação e imagem dos iogurtes junto dos utentes dos Centros de Saúde’.
O estudo concluiu que só cerca de 12 por cento dos inquiridos faz as cinco refeições diárias sugeridas pela classe médica. O iogurte é consumido apenas por dez por cento dos entrevistados que, inclusivamente, preferem fazê-lo ao pequeno-almoço.
No conjunto dos produtos lácteos, apesar de 74,3 por cento dos entrevistados consumir iogurtes, apenas 53,9 por cento o faz todos ou quase todos os dias. Verificou-se ainda que apenas 16,4 por cento dos utentes dos centros de saúde reconhecem o iogurte como fonte de prevenção de osteoporose e doenças de ossos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)