Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Costa quer Orçamento com apoio do BE e PCP

Primeiro-ministro quer que todos se possam rever nas contas para 2019.
Salomé Pinto 11 de Junho de 2018 às 01:30
Primeiro-ministro António Costa
António Costa
António Costa
António Costa
Primeiro-ministro António Costa
António Costa
António Costa
António Costa
Primeiro-ministro António Costa
António Costa
António Costa
António Costa
António Costa acredita que 2019 terá um Orçamento do Estado (OE) novamente à moda da geringonça. O primeiro-ministro revelou este domingo, nos Açores, que já começou "a trabalhar" com os parceiros, BE e PCP, de forma a que "todos se possam rever no próximo Orçamento".

Sobre o risco da esquerda parlamentar chumbar a proposta, António Costa prefere "não antecipar problemas que, para já, não existem", defendendo que "se as primeiras três negociações foram difíceis, à quarta os trabalhos até serão mais fáceis", já que o Executivo conhece os métodos de trabalho dos parceiros.

Assim espera a líder do BE, Catarina Martins, que, ontem, defendeu que é importante "manter o acordo de 2015 com o Governo". Mas avisou que "seria uma desilusão se alguém abdicasse de ir mais longe", referindo-se à promessa do Executivo de contar todo o tempo de serviço dos professores para efeitos de progressão na carreira, compromisso que o BE "quer ver cumprido em 2019".

Menos otimista está o secretário-geral do PCP, que condena "o mau caminho seguido pelo Governo socialista". Jerónimo de Sousa garantiu que no próximo OE "não vai assinar cheques em branco".

PORMENORES 
Geringonça
A 10 de novembro de 2015, o PS conseguiu formar Governo graças aos acordos assinados com BE, PCP e PEV. Esta solução política inédita levou à queda do Executivo PSD/CDS.

15 de outubro de 2018
O Governo de António Costa tem até 15 de outubro para apresentar a proposta do Orçamento do Estado para 2019.

Eleições legislativas
2019 é ano de eleições para a Assembleia da República. Será o último ano deste mandato do Governo de António Costa com apoio da esquerda parlamentar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)