Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Crédito a particulares acelera

Número de empréstimos às famílias subiu no mês de maio, segundo dados do Banco de Portugal.
8 de Julho de 2014 às 13:50
empréstimos, particulares, família, Banco de Portugal, crédito
empréstimos, particulares, família, Banco de Portugal, crédito FOTO: Getty Images

Os bancos voltaram a abrir as torneiras do financiamento a particulares, com o total de empréstimos às famílias a subir em maio para os 644 milhões de euros.

Segundo os dados provisórios do Boletim Estatístico do Banco de Portugal, quando comparados com o mesmo mês do ano passado, os financiamentos às famílias registaram um aumento de 67 milhões de euros.

Os créditos para outros fins que não habitação e consumo foram os que mais dispararam, registando um crescimento homólogo de quase 50 milhões de euros para um total de 251 milhões de euros. Quanto ao financiamento para a compra de casa, os números mantiveram-se estáveis nos 181 milhões de euros em Maio deste ano, contra 180 milhões no mês homólogo do ano passado.

No consumo, os empréstimos cresceram de 195 milhões em maio de 2013 para 212 em Maio deste ano, mostram os dados do Banco de Portugal.

Em sentido contrário está a poupança dos portugueses. Os números da autoridade monetária mostram que as novas aplicações em Maio deste ano ascenderam a 5666 milhões de euros. São mais 167 milhões de euros que em Abril, contudo há uma quebra significativa face ao mês homólogo de 2013.

Em Maio do ano passado, as famílias colocaram nos bancos 7093 milhões de euros. Quando comparado com a poupança registada este ano, o valor cai mais de 20 por cento.

empréstimos particulares família Banco de Portugal crédito
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)