Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Crescimento económico revisto em baixa

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) reviu em baixa esta terça-feira a previsão de crescimento da economia portuguesa para o próximo ano, para um valor que está em linha com o estimado pelo Governo.
29 de Novembro de 2005 às 14:02
Crescimento económico revisto em baixa
Crescimento económico revisto em baixa
De acordo com as previsões da OCDE, o Produto Interno Bruto (PIB) português registará um crescimento de 1,0 por cento em 2006, um valor próximo dos 1,1 por cento previstos pelo Executivo liderado por José Sócrates no Orçamento de Estado para o próximo ano.
A confirmar-se este ritmo de crescimento em 2006 (1,0%), representará uma redução para menos de metade face aos 2,1 por cento previstos no passado mês de Maio, no relatório de Primavera apresentado pela OCDE.
Apesar da redução significativa prevista por este organismo, a previsão agora apresentada acaba por ser mais optimista que os 0,8 por cento de crescimento previstos pela Comissão Europeia no passado dia 17 de Novembro.
Esta nova revisão em baixa do crescimento do PIB português em 2006 surge, contudo, em sentido contrário ao se prevê para a economia da Zona Euro, que deverá crescer 1,4 por cento este ano e 2,1 por cento no próximo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)