Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

Cruzeiros com novo terminal

A zona ribeirinha de Santa Apolónia, Lisboa, vai ter um terminal de cruzeiros e uma gare marítima. Este é o plano da Administração do Porto de Lisboa (APL) com o objectivo de revitalizar o local.
22 de Outubro de 2006 às 00:00
“Fizemos um concurso público para o terminal em Santa Apolónia, onde cinco navios poderão estar, ao mesmo tempo. Vamos construir também uma gare marítima para integrar o terminal na cidade”, explicou ao Correio da Manhã Manuel Frasquilho, presidente da administração da APL.
Este projecto está orçamentado em 50 milhões de euros e o primeiro passo para a sua concretização será dado em meados de Junho de 2007. “Em primeiro lugar, vamos alinhar a muralha no terminal”, disse Manuel Frasquilho, à margem do seminário sobre o estuário do Tejo, que se realiza em Lisboa.
Antes disso, o plano terá de ser licenciado, algo que a APL espera que aconteça “daqui a duas semanas”, frisou Ricardo Mendes, arquitecto daquela instituição.
De momento, a APL, juntamente com as câmaras municipais, estão a estudar outros projectos para as duas margens que circundam o Tejo. Em causa está a construção do Museu da Viagem e da Língua Portuguesa – ainda sem data ou lugar previstos – um plano para a urbanização da zona ribeirinha oriental, além de planos de reaproveitamento do Barreiro, Montijo, Alcochete e Cacilhas, também sem datas marcadas.
Ana Paula Vitorino, secretária de Estado dos Transportes, esteve presente no seminário, onde reforçou a posição privilegiada do Porto de Lisboa no mercado ibérico.
OBRAS NO CAIS DO SODRÉ
A APL vai construir, em 2007, a Agência Europeia de Segurança Marítima e a Agência Europeia para a Droga e Toxicodependência, no Cais do Sodré. Este projecto contempla ainda a recuperação do antigo Edifício do Relógio e a construção doInstituto Jacques Delors, além de um parque de estacionamento. Manuel Frasquilho, presidente da APL, adiantou ao CM que estes projectos custarão cerca de oito milhões de euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)