Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
7

DBRS mantém 'rating' de Portugal inalterado

Perspetiva "estável".
13 de Novembro de 2015 às 17:54
A DBRS considerou que "Portugal está a beneficiar de uma recuperação económica"
A DBRS considerou que 'Portugal está a beneficiar de uma recuperação económica' FOTO: Vítor Mota

A DBRS Ratings manteve inalterado o 'rating' de emissor de dívida de longo prazo da República Portuguesa em 'BBB' ('low') [baixo]', confirmando ainda a perspetiva "estável", anunciou esta sexta-feira a agência de notação financeira canadiana.

"A confirmação do 'rating' reflete a avaliação da DBRS da melhoria do perfil de crédito de Portugal nos anos recentes, depois de um substancial progresso na redução do défice externo e orçamental", lê-se na nota divulgada hoje.

"As melhorias no perfil de repagamento da dívida pública, bem como o compromisso com a zona euro servem para assegurar a estabilidade financeira na região, proporcionando suporte adicional aos 'ratings'", acrescentou.

No entanto, segundo a DBRS, "Portugal ainda enfrenta desafios significativos, incluindo os elevados níveis de dívida do setor público, as pressões orçamentais em curso, o baixo potencial de crescimento, e um elevado endividamento do setor empresarial".

E realçou: "Mais, a incerteza política aumentou após os resultados eleitorais inconclusivos em outubro". A DBRS considerou ainda que "Portugal está a beneficiar de uma recuperação económica em curso, do estreitamento continuado do défice orçamental, e da descida incipiente do rácio da dívida governamental".

República Portuguesa DBRS Portugal política dívida rating
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)