Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Decisão sobre plano de capitalização do Banif concluída em Setembro

O Banco de Portugal (BdP) anunciou este sábado que prevê que a apreciação e decisão sobre o pedido de acesso a fundos públicos pelo Banif estejam concluídas até final de Setembro.

7 de Julho de 2012 às 18:35
Emm Junho, fonte oficial do banco tinha afirmado que a instituição estava em negociações com o BdP sobre os termos do plano
Emm Junho, fonte oficial do banco tinha afirmado que a instituição estava em negociações com o BdP sobre os termos do plano FOTO: Natália Ferraz

Em comunicado, o supervisor adianta que "o desenvolvimento do plano de capitalização do grupo Banif encontra-se dentro dos calendários definidos, não se verificando qualquer derrapagem neste processo".

De acordo com o calendário, "prevê-se que a apreciação e decisão sobre o pedido de acesso a fundos públicos, designadamente no que se refere ao seu montante e composição, estejam concluídas até final de Setembro de 2012".

Em declarações à Lusa no início em Junho, fonte oficial do banco tinha afirmado que a instituição estava em negociações com o BdP sobre os termos do plano e que só deveria recorrer à linha de recapitalização após o Verão.

Actualmente está a decorrer a primeira fase do processo de capitalização, com o Banif a desenvolver o plano que irá fundamentar a sua candidatura a capitais públicos, com vista ao reforço dos seus fundos próprios.

O processo de acesso aos fundos públicos para reforço da solidez financeira das instituições de crédito tem três fases: preparação do plano de capitalização pela entidade, análise do plano e emissão do parecer do BdP e decisão pelo Ministério das Finanças.

banco de portugal banif banco plano capitalização fundos públicos ministério das finanças
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)