Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

"Deixar o euro depende do povo grego"

O Presidente da República admitiu hoje que a Grécia pode abandonar a zona euro, dizendo que são os gregos que vão decidir nas próximas eleições legislativas, mas manifestou a convicção de que a moeda única não vai acabar.
26 de Maio de 2012 às 11:54
Grécia, euro, eleições, Cavaco Silva
Grécia, euro, eleições, Cavaco Silva FOTO: Sérgio Lemos/CM

 "O único problema que existe neste momento [na União Europeia] chama-se Grécia. Portugal deseja que a Grécia permaneça na zona do euro, mas essa decisão depende do povo grego e essa decisão será com certeza manifestada nas eleições gregas que vão ter lugar a 17 de Junho", afirmou Cavaco Silva em Sidney, perante empresários portugueses residentes na Austrália, no âmbito de uma visita oficial que realiza ao país.

Ainda assim, o chefe de Estado manifestou a sua convicção de que "o euro não vai acabar".

 "É uma ilusão total pensar que a zona euro vai acabar, vejo frequentemente alguns analistas escreverem que o euro vai desaparecer, o euro é uma moeda mundial que, em muitos assuntos, está à frente do dólar", disse.

Perante os empresários portugueses, o Presidente da República responsabilizou os líderes europeus e as instituições europeias pela crise da zona euro.

"É óbvio que tem existido uma crise na zona do euro porque os líderes europeus, as instituições europeias, levaram demasiado tempo a perceber que a crise não era do país A, B ou C, era uma crise sistémica e também porque desvalorizaram o grau de interdependência financeira e económica entre os vários países", afirmou.

Por outro lado, disse, "as instituições europeias não fizeram a sua tarefa, que era supervisionar os Estados membros para evitar que alguns chegassem à situação de défice excessivo incontrolado", apontou.

No entanto, o chefe de Estado sublinhou que actualmente a União Europeia já tem ferramentas para combater a crise, nomeadamente o Mecanismo de Estabilidade Orçamental, dotado de um trilião de dólares.

Grécia euro eleições Cavaco Silva
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)