Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
5

Deputado pede revisão do sistema de cobrança de portagens na A22

O deputado social-democrata Cristóvão Norte defendeu esta segunda-feira a revisão do sistema de cobrança de portagens na A22 e comparou a situação que se registou esta Páscoa no Algarve com a época em que ainda havia fronteiras.
9 de Abril de 2012 às 11:56
O deputado social-democrata Cristóvão Norte defendeu esta segunda-feira a revisão do sistema de cobrança de portagens na A22
O deputado social-democrata Cristóvão Norte defendeu esta segunda-feira a revisão do sistema de cobrança de portagens na A22 FOTO: Miguel Veterano

Antevendo uma maior afluência de espanhóis ao Algarve no período de Páscoa, a Estradas de Portugal e a Via Verde colocaram funcionários na Ponte do Guadiana para ajudar na compra de títulos que permitem viajar na Via do Infante (A22 - Vila Real de Santo António/Lagos).

Contudo, as longas filas foram apenas um dos constrangimentos encontrados pelos condutores, que não pouparam queixas à complexidade do sistema de pagamento.

Face a esta situação, o deputado social-democrata diz ter endereçado esta segunda-feira uma questão ao Governo e em que defende a "urgente" revisão do sistema de cobrança, pois pior do que ter portagens é "persistir num modelo inadequado e que lança confusão", refere.

Segundo Cristóvão Norte, o actual modelo funciona como um "estorvo" aos fluxos provenientes de Espanha, fazendo com que "por momentos" parecesse que "tinha sido reposto o controlo fronteiriço no Guadiana".

"As soluções de pacotes oferecidas aos automobilistas na aquisição dos títulos são muito rígidas e contribuem para desincentivar utilizações pontuais", afirma, acrescentando que "episódios desta natureza não se podem repetir".

Também o grupo Cidadãos com Faro no Coração se pronunciou sobre a situação, defendendo o fim das portagens e sugerindo que o Governo deve pedir desculpa aos espanhóis que tiveram que enfrentar longas filas para pagar.

"O Governo foi de mão estendida dar brindes e pedir para virem e a seguir os espanhóis são escorraçados com a tortura em longas filas, com uma deplorável imagem para o Algarve", refere o movimento, liderado pelo ex-autarca José Vitorino.

A22 pogamento cobrança portagens PSD Cristóvão Norte Algarve
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)