Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Desconto põe botija de gás a custar 16 euros para famílias carenciadas

Preço da garrafa de gás deverá custar "em torno dos 16 euros".
Raquel Oliveira 25 de Fevereiro de 2019 às 09:56
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
Dinheiro
O preço da garrafa de gás para as famílias mais carenciadas deverá custar "em torno dos 16 euros", segundo o secretário de Estado da Energia, João Galamba, o que representa um desconto entre 8 e 10 euros face ao preço de mercado.

Em causa, estão cerca de 700 mil famílias. Ao CM, fonte do Ministério do Ambiente confirmou que está a ser ultimada a revisão da portaria publicada em agosto de 2018. O desconto no preço do gás de garrafa - à semelhança da tarifa social que já existe na eletricidade e no gás natural - previa, na primeira versão da portaria, um período experimental de um ano em 10 municípios.

Mas agora as novas regras vão permitir que possam aderir a esta iniciativa todos os municípios, assim como todos os comercializadores interessados. "Vamos aprovar a revisão da portaria sobre a tarifa do gás de garrafa solidário", disse João Galamba à Rádio F, na Guarda.

Segundo o secretário de Estado, trata-se "de um desconto muito significativo", em torno dos 16 euros, tendo em conta que o preço de mercado se situa entre os 24 e os 26 euros. Em Portugal, cerca de 75% da população usa gás engarrafado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)