Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Desempregados vão ter acesso ao microcrédito

Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade e Segurança Social, anunciou esta quinta-feira, em entrevista à RTP, que o Governo vai lançar este ano um programa de “estímulos” para desempregados que passa pelo acesso destes ao microcrédito. Para esse efeito o Governo vai disponibilizar 15 milhões de euros.

5 de Janeiro de 2012 às 22:33
Ministro referiu que o Governo pretende criar uma “nova relação” com as instituições sociais
Ministro referiu que o Governo pretende criar uma “nova relação” com as instituições sociais FOTO: Sérgio Lemos

O ministro, que defendeu a necessidade de "haver ética social na austeridade", adiantou ainda que o Governo pretende criar uma "nova relação" com as instituições sociais. Para estas, o Executivo vai conceber uma linha de crédito de 50 milhões de euros. 

Mota Soares comentou ainda o corte nas pensões de reforma a 15 mil aposentados, dizendo que se trata da aplicação de "uma lei de 2007". Segundo Mota Soares, os pensionistas que foram notificados são pessoas que recebem "mais do que deviam", concretamente complementos (de reforma), do estrangeiro até, que ultrapassam os limites legais a que têm direito.

Sobre as alterações ao subsídio de desemprego, o ministro frisou a importância de se obter um acordo na Concertação Social, mas alertou que "a margem de manobra é limitada". Uma nova proposta de diploma do Governo será apresentada aos parceiros sociais na próxima reunião da Concertação Social, no dia 11. Esta proposta levará em linha de conta as sugestões dos parceiros.

pedor mota soares ministro desempregados governo microcrédito segurança social
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)