Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
8

Despesa com pensões aumenta

A despesa com as pensões aumentou 7,7 por cento no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo de 2005, ascendendo a 2,4 mil milhões de euros, o que corresponde a 21 por cento do valor orçamentado, de acordo com os números da execução orçamental da Segurança Social.
16 de Maio de 2006 às 12:45
Despesa com pensões aumenta
Despesa com pensões aumenta FOTO: Alexandre M. Silva
Além do aumento da despesa com as pensões, que representa 57,2 por cento da despesa total orçamentada, os dados divulgados pela Direcção-Geral do Orçamento revelam que o subsídio de desemprego cresceu também significativamente no período em análise.
A despesa com o subsídio de desemprego e social de desemprego e apoios ao emprego aumentou 9 por cento, comparativamente com o valor apurado nos primeiros três meses de 2005, ascendendo a 483 milhões de euros, o que corresponde a uma execução orçamental de 25,6 por cento.
Por sua vez, a despesa com as prestações da acção social contabilizou um aumento de 3,5 por cento, subindo para 315 milhões de euros, apresentando um nível de execução orçamenta de 20,8 por cento.
No total dos encargos com pensões, subsídios de desemprego e prestações da acção social, a despesa efectiva da Segurança Social atingiu em Março 4,2 mil milhões de euros, o que representa um acréscimo de 7,3 por cento face ao primeiro trimestre de 2005.
Ver comentários