Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Dimensão das redes de pesca pode mudar

O secretário de Estado das Pescas anunciou ontem que vai encomendar um parecer científico sobre os recursos pesqueiros para avaliar a possibilidade de alterar a lei que regula a dimensão das redes de pesca.
28 de Julho de 2006 às 00:00
Armadores suspenderam protestos e vão voltar ao mar
Armadores suspenderam protestos e vão voltar ao mar FOTO: Estela Silva, Lusa
A decisão do secretário de Estado adjunto da Agricultura e Pescas, Luís Vieira, vem pôr fim ao protesto, iniciado terça-feira, dos armadores de pesca artesanal, que se queixavam de “perseguição” por parte da Marinha de Guerra. À saída do encontro, o presidente da Associação de Armadores de Pesca do Norte, António Pontes, declarou aos jornalistas que os armadores vão voltar ao mar e que os protestos estão suspensos. “Vão fazer tudo para nos ajudar a modificar a lei, para que possamos trabalhar no mar sem sermos perseguidos”, disse António Pontes aos jornalistas.
Luís Vieira anunciou que será pedido um “parecer ao IPIMAR, instituto que faz a avaliação científica dos recursos, e caso seja no sentido de permitir que seja possível esse ajustamento, o Governo irá agir em conformidade”.
“Trata-se de uma legislação que existe há seis anos e que poderá ser alterada desde que haja justificação” científica, disse o governante.
Luís Vieira frisou que qualquer alteração terá de respeitar “o princípio de ajustar o esforço de pesca à sustentabilidade dos recursos”.
Ver comentários