Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Dois novos retails no horizonte

Portimão deverá vir a contar com dois novos retail parks. Um deles vai abrir as portas já no próximo ano. O outro está em fase de projecto, não se encontrando ainda licenciado. Refira-se que, neste momento, já existe uma grande superfície deste género a funcionar no município.
3 de Dezembro de 2007 às 00:00
Os dois novos espaços vêm juntar-se ao retail já existente em Portimão que, até agora, funcionava sem qualquer concorrência directa. Está ainda previsto um novo centro comercial
Os dois novos espaços vêm juntar-se ao retail já existente em Portimão que, até agora, funcionava sem qualquer concorrência directa. Está ainda previsto um novo centro comercial FOTO: Paulo Marcelino
O primeiro espaço a abrir é o Portimão Retail Center que se encontra já licenciado pela Direcção Regional de Economia e vai ficar situado em frente ao MaxMat, na V6. Com uma área de 11 946 metros, vai ter oito lojas e três restaurantes, bem como 480 lugares de estacionamento gratuito. A nova superfície comercial tem a inauguração prevista para o último trimestre de 2008.
Em fase mais atrasada está o processo respeitante à construção de um retail próximo do Centro Hospitalar do Barlavento, integrado no Plano de Pormenor das Taipas, actualmente em fase de consulta a diversas entidades, como a Câmara e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve (CCDR). O plano contempla, além do espaço comercial para lojas, uma área para habitação e uma outra que servirá para escritórios. Está em causa um retail com cerca de 28 mil metros quadrados de área, que representará um investimento a rondar os 30 milhões de euros e que promete gerar seis centenas de novos postos de trabalho.
A autarquia portimonense exigiu contrapartidas pela aprovação do Plano de Pormenor, nomeadamente ao nível das acessibilidades à cidade. O objectivo é que venham a ser criadas quatro faixas de rodagem entre a Rotunda do Hospital e a zona do Túnel das Cardosas, onde será criada uma nova rotunda – que dará acesso directo ao Parque de Feiras e Exposições.
A edilidade pretende ainda que os acessos rodoviários ao Centro Hospitalar e à zona industrial da cidade sejam melhorados. No que se refere ao hospital, será criada uma nova entrada a Norte.
PEQUENOS COMERCIANTES PREOCUPADOS
A construção de novos retail parks está a preocupar os pequenos comerciantes. João Rosado, dirigente da Associação do Comércio e Serviços do Algarve (ACRAL), refere que um estudo recente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal indica que “por cada posto de trabalho criado na grande distribuição são eliminados, em média, quatro empregos no comércio tradicional, pelo que estas duas novas superfícies terão um grande impacto no sector”.
Este dirigente lembra que, além dos retail parks, existem outras grandes áreas comerciais previstas para Portimão, nomeadamente “um megacentro comercial, que será um dos maiores do País”, na Quinta de São Pedro, junto à Aldeia da Boavista. Este projecto – já noticiado pelo CM – conta com parecer favorável de localização da Câmara, estando agora em fase de discussão o respectivo alvará de loteamento. Necessita ainda de um Estudo de Impacte Ambiental. Na proximidades irá surgir um hipermercado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)