Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Dona das bolachas Triunfo fecha fábrica

Encerramento de fábrica em Mem Martins deixa 100 pessoas sem trabalho.
2 de Novembro de 2015 às 20:22
A Mondeléz Internacional é dona das marcas Triunfo e Proalimentar
A Mondeléz Internacional é dona das marcas Triunfo e Proalimentar FOTO: Bruno Colaço

A empresa Mondeléz anunciou esta segunda-feira que vai encerrar a sua fábrica de bolachas em Mem Martins, Sintra, durante 2016, transferindo a produção para a República Checa e despedindo cerca de uma centena de trabalhadores, informou fonte sindical.

Segundo avançou em comunicado o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos (Sintab), a multinacional Mondeléz do setor da alimentação (bolachas) comunicou hoje aos trabalhadores que vai encerrar a fábrica em Mem Martins, "no terceiro trimestre de 2016".

"A direção do Sintab já manifestou a sua discordância face à deslocalização do nosso país, desta unidade fabril, provocando a destruição de cerca de uma centena de postos de trabalho", acrescentou a nota sindical.

A Mondeléz Internacional, que sucedeu à Kraft Foods, é dona das marcas Triunfo e Proalimentar, produzidas na fábrica do concelho de Sintra, e detentora das bolachas Oreo e dos chocolates Cadbury.

"A fábrica tem outras capacidades de produção, que estão subaproveitadas, mas isso é da responsabilidade da empresa, que foi esvaziando a capacidade produtiva da unidade", disse à Lusa Fernando Rodrigues, do Sintab.

O responsável sindical adiantou que a empresa possui 97 trabalhadores efetivos, mas que o encerramento da fábrica "vai afetar entre 100 a 120 trabalhadores", tendo em conta os funcionários temporários que costumam trabalhar na unidade de Mem Martins, consoante os ciclos de produção.

Mondeléz Mem Martins Sintra Mondeléz Internacional sindicatos trabalhadores fábrica triunfo bolacha fábrica
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)