Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Durão Barroso quer aumentar recursos do fundo de resgate

O presidente da Comissão Europeia defendeu esta quarta-feira, em Bruxelas, que os líderes europeus deviam tomar em Fevereiro a decisão de aumentar os recursos financeiros do fundo de resgate aos países da zona euro com dificuldades para pagar a sua dívida pública.

12 de Janeiro de 2011 às 15:00
Durão Barroso defende aumento dos recursos financeiros do Fundo de Resgate
Durão Barroso defende aumento dos recursos financeiros do Fundo de Resgate FOTO: d.r.

“A Comissão diz claramente que consideramos que a sua capacidade efectiva de empréstimo deve ser reforçada e que o campo de acção das suas actividades deve ser alargado”, disse José Manuel Durão Barroso numa conferência de imprensa que marcou o lançamento do 'Semestre Europeu' de coordenação económica.

O presidente do executivo comunitário insistiu que a decisão para reforçar o fundos de resgate devia ser tomada na cimeira europeia (Conselho Europeu) de 4 de Fevereiro, em Bruxelas.

 

As declarações de Durão Barroso têm lugar numa altura em que se receie que países como Portugal e a Espanha venham a pedir o apoio europeu para se financiar seguindo a sorte da Grécia e da Irlanda.

 

O Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira tem fundos num montante de 750 mil milhões euros, dos quais 440 são garantidos pelos Estados-membros, 60 pela Comissão Europeia e 250 pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Durão Barroso Comissão Europeia Fundo de resgate dívida
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)